“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmos 1: 1 e 2
Na modernidade líquida a qual vivemos, onde tudo parece mudar a todo instante, certamente, há uma infinidade de coisas que sequestram o nosso pensamento. A cada informação que nos chega, altera a nossa percepção dos fatos e nos leva a questionar, num movimento frenético e contínuo. Somos influenciados por pessoas e ambientes, forçados a uma autocrítica de nossas crenças e valores. Neste mundo onde a certeza é a mudança e a verdade muda a cada narrativa, nos tornamos prisioneiros da dúvida e somos encurralados pelo medo de estarmos no caminho errado.
O salmista assevera que se desejamos alcançar o sucesso, devemos nos atentar ao nosso “lugar de estar”. Este lugar é onde devemos focar a nossa atenção plena e buscar as respostas às nossas indagações. Se pretendemos atingir um objetivo ao final de nossa caminhada, precisamos observar com quais pessoas temos andado, parado e ficado. A proximidade com pessoas tóxicas e seus pensamentos nocivos, nos impede de avançar em direção a meta que almejamos e nos leva à estagnação. Entenda que este processo não é definido e estático, mas é sucessivo: Andar... parar... ficar.
“Com quem você anda revela o lugar aonde você vai. Aonde você vai, revela o que você procura. O que você procura revela o que é importante para você. O que importa para você é o que está em seu coração.”
Nosso esforço em procurar o que é benéfico à construção do nosso caráter, deve ser diário. Exige disciplina em separar o que nos faz crescer como pessoa, daquilo que nos distraí e nos tira da direção do nosso desenvolvimento pessoal. Uma reflexão constante, que precisa ter por base algo sólido e seguro, permanente e imutável. As escrituras, são apresentadas pelo poeta lírico do salmo, como o fundamento categórico para depositarmos nossa confiança e tomarmos como balizador de nossas convicções. Quando nos delimitamos pelos princípios da Lei de Deus, nos é garantido o fruto a seu tempo e estabilidade para suportar as estações adversas e os momentos de crises e incertezas.
Se andamos com pessoas que nos aconselham ao mal, vamos acabar parando em meio ao que é pernicioso e estaremos comprometidos com o resultado adverso. Em ambientes virtuais, a realidade é substituída pela idealização, criando a ilusão do “perfeito”, que sufoca a realidade e habilita perfis auto sugestivos, onde o anonimato, o acesso sem barreiras e a falta de limites, nos deixam ainda mais vulneráveis à atração daqueles que nos querem enredar, o que exige maior vigilância. A quem você tem seguido? Quais ambientes você tem frequentado? A quem tem dado crédito? Sua satisfação e realização somente serão reais se ancoradas na verdade.
“Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Mateus 6: 21
M.Ce.Diniz
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.