A curiosidade é algo natural nos seres humanos, nascemos com um instinto de descobrir coisas novas. Quando crianças, somos vigorosos, e precisamos ser vigiados, pois queremos perceber o mundo ao nosso redor, tocando tudo que está ao alcance das mãos. Ao crescermos, aprendemos a ser mais cuidadosos, mas a curiosidade ainda nos move e estamos numa constante busca do desconhecido. Usamos todos os meios disponíveis, e hoje tão acessíveis, para nos informar sobre tudo e sobre todos, com o intuito de responder ao impulso de saber cada vez mais.
Quem não gosta de acessar algo novo e ser o primeiro a compartilhar? Quem nunca foi envolvido por algo que viu ou ouviu por pura curiosidade? Aprender é algo essencial em nossa existência, faz parte de como nos relacionamos com o mundo, com as pessoas, e até mesmo com o que ainda ignoramos. Tudo pode e precisa ser aprendido. O apóstolo Paulo afirma que aprendeu a estar contente em toda e qualquer situação (Filipenses 4:11), observe que ele aprendeu a condicionar sua mente em um estado de satisfação, e, se um sentimento pode ser aprendido, tudo o mais também poderá ser.
O mesmo apóstolo recomenda: “Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática” (Filipenses 4:9). A prática leva ao hábito e este mantém a mente sempre ativa pela sua repetição. Aprender, além de natural, precisa se tornar habitual, e é exatamente a isto que as escrituras se propõem, fazer da renovação da nossa mente uma constância que nos conduza a um caminho de crescimento e excelência. Deus sempre se mostrou interessado em que o homem aprendesse e, por esta visão, não se manteve distante, mas manifestou uma forma de se relacionar conosco.
Deus quer se relacionar conosco, mas com o ser real, não alguém idealizado ou utópico, mas sim, com o ser humano na sua forma existencial absoluta, verdadeira. Deus se revela e aceita esta relação com o homem em sua integridade, Ele e o homem como o são, com transparência, sem subterfúgios, sem medo, sem oculto. Talvez você pense: mas Deus é envolto em mistérios e a própria bíblia se mostra por vezes complicada? Mas, aí reside a grande estratégia: o relacionamento que conduz ao constante aprendizado é assim, tanto com o próprio Deus, quanto com sua palavra, a revelação se dá no convívio permanente.
Jesus Cristo, como revelação plena de Deus (Colossenses 2: 9), nos dá o modelo de como deve ser nossa relação com o Pai. Ele mesmo utilizou do conhecimento aprendido nas escrituras para vencer as tentações e para nortear sua trajetória terrena. Seu ensino consistia em algo simples, Ele dizia: "Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo.” (Mateus 3: 2) A palavra arrependimento é de origem grega (μετάνοια, metanoia) e significa conversão, mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos, caráter. Mudar para aprender a se relacionar com o novo Reino.
Para aprender e promover esta conversão, assim como Jesus, precisamos nos deixar ser guiados pelo Espírito Santo, que exatamente para este fim nos foi outorgado (João 14: 26). Ao sermos capacitados pelo Espírito, somos convocados a participar do projeto de redenção e a cumprir a ordenança de Cristo de ir às nações e ensinar todas coisas que devem ser guardadas (Mateus 28: 20). A EmSinai convicta de seu chamado, caminha no propósito de ensinar pessoas, sob a autoridade e presença do Jesus ressurreto, manifesta nos sinais e na revelação da palavra que conduz à salvação todo aquele que crê.
Somos convocados por Deus a participar da proclamação da boa nova de salvação em Cristo Jesus e se pretendemos fazer parte desta grande comissão, precisamos conhecer tudo aquilo que de Deus e do Seu plano salvífico nos está comunicado. A Bíblia traz como seu eixo central o plano de redenção para a humanidade, preparado pelo criador antes da fundação do mundo ou da chegada do homem à sua existência. Em sua onisciência e por meio da sua graça, o Pai providenciou tudo e transmitiu através de seus profetas, em um processo contínuo, a revelação acerca de Seu filho Jesus Cristo.
A EmSinai acredita que somente pelo conhecimento e compreensão das Escrituras alcançaremos a verdade que liberta. Nossa missão é levar, de maneira simples e prática, a experiência cotidiana de se relacionar com um Deus que se importa. Queremos refletir em nossas ações o amor de Jesus, com o objetivo de aproximar as pessoas do evangelho. A santificação é um processo que se desenvolve através da busca e entrega, à medida que se revelam os significados do que nos era desconhecido, aperfeiçoando e criando em nós um espírito de serenidade e segurança, dando sustentação à nossa existência.
O termo “EmSinai” tem a conotação de estar no Monte Sinai, lugar da primeira instrução de Deus direcionada ao povo. A promessa feita a Abraão, iniciada em Isaque, ratificada em Jacó e instrumentalizada em Moisés, alcança no Sinai a dimensão popular: “...sereis a minha propriedade…me sereis reino de sacerdotes e nação santa.” (Êxodo 19:5-6). O Sinai é o lugar do encontro, onde Deus apresenta seus termos e as partes se comprometem. Está entre a libertação do Egito e a conquista de Canaã. No Sinai se inicia a materialização da redenção da humanidade que se cumpre em Cristo Jesus (Lucas 24:44).
Copyright © 2022 EmSinai – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.